(Re)Aprendizagens afetivas – memória e autobiografia na recuperação dos afetos
É um sistema investigativo que se posiciona no campo das artes performativas. Criado e dirigido pela coreógrafa AnaVitória, a partir da sua prática artística e pedagógica desde a década de 1990 vem aprofundando e amadurecendo seus contornos e diálogos com outras áreas de conhecimento como os estudos da performance, antropológicos e as práticas somáticas.
Este sistema autoriza-se sobretudo pelos avanços que os estudos da arte vem conquistando como modo específico de organização do pensamento e interface de conhecimento com a vida do sujeito/artista contemporâneo.
Propõe avançar no campo expandido da pesquisa das artes coreográficas e performativas afim de instrumentalizar o pesquisador/artista/sujeito em sua procura por um modo singular e autoral de apresentar-se. Entendendo aqui o corpo como lugar de legado, inscrição e retransmissão de saberes (raízes, origem, ancestralidade e hereditariedade) ao propor modos de aproximação com a sua singularidade, história de vida e reapropriação de si.
Busca reconectar-se às motivações corporais/culturais do sujeito a partir da sua cartografia afetiva pela recuperação das marcas grafadas no corpo e (re)incorporação dos gestos para se (re)criar outros campos sensíveis de afetabilidade.
Aciona assim os arquivos corporais que vão construindo estruturas gestuais que recuperam comportamentos, sentidos e estados sensórios-afetivos que comunicam presenças e experiências, desestabilizando os conceitos formais de criação na arte.
Através da história pessoal, do entrelaçamento de vida e arte e ação poético-performativa, o sujeito é conduzido e instigado a investigar, explorar e por fim criar sua própria dramaturgia pessoal (autoperformance) e afetos com o outro espectador e participante da sua proposição.
Este trabalho é desenvolvido em Instituições Universitárias em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, Grupos de Estudos e Pesquisa, Coletivos de Criação, Workshops em Festivais de Dança, Teatro, Artes Visuais e Plásticas, Seminários de Arte-Educação, Encontros de Arte-Clínica e Terapias Corporais, Encontros de Práticas Somáticas, Cursos de formação em diversos campos da Corporeidade, Atendimentos privados e coletivos de práticas corporais, Preparação Corporal para atores e Direção de Movimento para Peças Teatrais, Criações Coreográficas para Cias de Dança, Grupos e performers.