DSÍ-EMBODYMENT
Uma vídeo-instalação de AnaVitória
Direção: AnaVitória e Leticia Monte
Performer: Carolyna Aguiar
A Vídeo-instalação DSÍ-embodyment nos propõe experienciar através do seu dispositivo cinemático, estados inaugurais do corpo fragmentário em sua perspectiva pulsante de vida e morte. Vida enquanto estado germinal, fecundo e desejante em seu incessante devir criativo. Morte por sua concreta finitude de ser corpo, lugar de intensos atravessamentos e memórias dos seus instantes vividos.
Em DSÍ-embodyment o corpo performativo debate-se em sua constante luta de vir a ser o que se é, desventrando-se e recolhendo-se continuamente em uma dança-luta-ritual, curativa e imemorial. Aqui os vazios-plenos, que insistem que os revisitemos, podem ser um lugar, ainda que da ordem do indizível, ou espaço-tempo que parece nos indicar que o abismo do corpo nos provoca a germinação da vida. E que na sua intensa multiplicação fragmentária é capaz de produzir outros corpos, inclusive o de Si mesmo.
Em sua tentativa de abertura do corpo e absorção dos objetos relacionais, o corpo em sua contínua encarnação, busca recuperar uma relação que se dá no pré-movimento e no pré-verbal, no sonho ou reverie, onde trocas emocionais se dão em intensos fluxos sensórios de introjeções, projeções e reintrojeções.
Histórias fragmentadas ou sensações do vivido que aqui nos levam à performatividade da memória autobiográfica da performer Carolyna Aguiar e a recuperação de seus afetos moventes.
Participação em exposições
Lygia 100 anos
Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro (out a dez 2021)
Lygia 100 anos
Pinakotheke Cultural São Paulo (dez 2021 a jan 2022)
13ª Bienal do Mercosul
Porto Alegre (set a nov 2022)