ENCRUZILHADA
UMA INSTAURAÇÃO PERFORMATIVA RITUAL
DE ANAVITÓRIA
Residências artísticas e pesquisa de campo de OUTUBRO de 2021 a ABRIL de 2022.
Estréia absoluta em maio de 2022 no Teatro das Figuras Faro
Temporada Espaço Cultural Mercês de 23 a 30 de setembro de 2022.
ENCRUZILHADA é fruto de encontros – a partir de Residências Artísticas em comunidades e aldeias de Norte a Sul de Portugal – com mulheres que vivem em contexto de silenciamento e invisibilidade social e à margem dos acontecimentos culturais de suas cidades e que corajosamente partilharam memórias e histórias sobre seus legados e heranças matrilineares.
AnaVitória se coloca neste centro, lugar de atravessamentos e encruzilhada, para dar corpo, tônus afetivo, voz e presença à memória destas mulheres de ontem, de hoje e de amanhã em seu tempo espiralar, na tentativa de buscar recuperar o desamparo ancestral de cadeias matrilineares, na qual bisavós, avós, mães, filhas, netas e bisnetas, pouco sabem sobre suas heranças e histórias. Aqui o ritual performativo de celebração das nossas ancestres opera em consonância ao pensamento da arte como disparadora da existência humana.
Na Instauração visual as fotografias marcam um instante de eternidade de mulheres que se colocaram frente a uma câmera com a promessa de sobreviverem ao tempo e seu apagamento e nos dão agora a chance de recompo-las, recria-las e lhes restituir uma história, uma existência poética do seu universo feminino, tão singular e íntimo mas não menos coletivo, que partilhado por outras mulheres de rostos anônimos, de histórias anônimas e corpos desaparecidos agora se reconectam.
Ficha Técnica
Ficha Técnica
Direção Artística, Instauração e Performance – AnaVitória
Desenho de Som – Nuno Veiga
Realização Expografia – Cristovão Neto
Figurinos – AnaVitória e Eloísa D’Ascensão
Adereços – Márcia Ganem e Eloísa D’Ascensão
Vídeo Instalação de Encruzilhada – AnaVitória e Pedro Nunes Senna
Fotografia – Bruno Veiga
Vídeos Registro – Bruno Canas
Produtora – Carla Reis
Design – Gabriela Horta / Nucleo i
Agradecimento
Agradecimentos
Entidades Parceiras
O projeto Encruzilhada é, devido à sua própria natureza, inclusivo, diverso e multicultural. Conta com colaboração entre parceiros que veem construindo e solidificando trabalhos sociais e culturais em torno da questão cada vez mais preemente que é o do gênero feminino, seu papel e lugar nas sociedades contemporâneas.
UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, OMA – Observatório das Mulheres Assassinadas, MiMA – Museu internacional da Mulher, Espaço Mira Forum Artes Performativas (Porto), Eixo-Residências Artísticas (Mosteiró), Câmera Municipal de Mértola – Mina de São Domingos, Centro Comunitário Horta da Areia (Faro), Teatro das Figuras – Motus – Festival Internacional de Performance Arte (Faro), Espaço Cultural Mercês – Lisboa e DGARTES (Direção Geral das Artes).