Coreógrafa premiada; APCA – 1997, MAMBEMBE – 1998 e Prêmio RIO DANÇA -1999, tem seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, e conta do seu repertório 22 obras coreográficas e performáticas, entre os seus solos como intérprete-criadora e espetáculos para Cias.
Suas criações autorais levaram companhias brasileiras e estrangeiras a convidá-la para criar e remontar suas obras coreográficas.
Em 2003 a Cia Ana Vitória Dança Contemporânea, passou a fazer parte do Programa de Subvenção de Cias de Dança da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro.
Foi coreógrafa residente da São Paulo Cia de Dança, Ballet Guaíra, Ballet da Cidade de Niterói, Cia Vacilou Dançou e Grupo Tápias, entre outras. Foi Conselheira Artística e Curadora do Festival de Joinville de 2010 a 2012 e foi membro do Conselho Artístico do Município do Rio de Janeiro e Funarte/RJ.
Suas últimas peças coreográficas; “O Exercício de Dom Quixote” – 2005 e “Manuelagem” – 2006, estrearam com sucesso na cidade do Rio de Janeiro, sendo indicadas entre os melhores espetáculos destes anos.
Em 2008, Ana Vitória cria “La Mariée” uma peça solo para a bailarina Ana Botafogo e “Cirandas Cirandinha”, indicados pelos jornais O Globo e JB/RJ como melhores espetáculos do ano.
Em 2010 Ana Vitória cria sua Trilogia de Instalações Performáticas; “Afinal o que há por trás da coisa corporal?”, “Pulsão do Laço”, e “Ferida Sábia”, a partir da sua pesquisa sobre autobiografia e memória. Em Ferida Sábia a Mestra da dança contemporânea Angel Vianna se junta à coreógrafa para performar sobre à condição Feminina. Estas obras foram apresentadas no Centro Cultural dos Correios/RJ, Cavalariças do Parque Lage/RJ, Museu Rodin – Palacete das Artes/ BA, Centro Cultural Hélio Oiticica/RJ, Art Clark Center/ RJ e Galpão das Artes Tom Jobim/ RJ.
Ana Vitoria Freire
www.ciaanavitoria@anavitoria.com.br