ENCRUZILHADA

(Estreia prevista para maio de 2022 em Faro – Portugal)

Residências artísticas e pesquisa de campo de OUTUBRO de 2021 a ABRIL de 2022.

ENCRUZILHADA é uma Instalação Performativa criada, dirigida e interpretada pela coreógrafa e performer AnaVitória. Em um espaço imersivo que dialoga com a ideia dos “penetráveis” ou “Tenda Curativa” estarão peças escultórias construídas pela artista, contendo 1 fotografia anônima de um rosto de mulher, sendo seus registros fotográficos dos anos de 1920 aos de 1960. Cada objeto contem relicários afetivos de objetos memoriais que foram recuperados pela artista em feiras de antiguidades, brechós e antiquários, a partir dos relatos recolhidos nas residências artísticas das mulheres de pequenas comunidades e aldeias portuguesas do norte e sul de Portugal sobre suas práticas femininas, suas memórias afetivas e seus imaginários. AnaVitória
se colocará neste centro, lugar de encruzilhada, para dar corpo, tônus afetivo, voz e presença a estas mulheres a partir da sua interpretação presencial, recuperando o desamparo ancestral de suas cadeias matrilineares, na qual bisavós, avós, mães, filhas, netas e bisnetas – que nada ou muito pouco sabem de suas histórias – se reconectam em um ritual performativo, em consonância ao pensamento da arte como um disparador da existência.

 

Rua do Açúcar, n. 76 • Marvilla • Lisboa • Portugal • Código Postal : 1950-009 +351 967189069 (PT) • +55 (21) 999683585 (BR)