18 set Angel Vianna

Artigo escrito para a Revista Repertório de Arte da UFBA que presta homenagem em sua 31. edição para a bailarina e Mestra da Dança Angel Vianna.

Leia o artigo completo neste link

https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/view/1685

Resumo

O presente artigo traz um perfil de Angel Vianna (bailarina, coreógrafa, pesquisadora e doutora em dança pela UFBA), visando demonstrar como ela aprofundou seu conhecimento na arte da dança a partir da necessidade de pensar a corporeidade através de um olhar mais sensível em relação a sua organicidade e singularidade expressiva. Revela ainda como seu processo artístico-pedagógico foi sempre embasado na interdisciplinaridade desde seu início nos anos de 1950 (em parceria de seu companheiro de vida e de arte Klauss Vianna), atravessando os anos de 1970 com a emergência da Expressão Corporal até chegar na atualidade onde ela se permitiu o convívio profícuo com as diversas práticas somáticas. Neste sentido, ressalta-se a itinerância que a levou a circular entre várias cidades do Brasil e do exterior, em busca do alinhamento entre sua filosofia de vida e sua prática artística alicerçada na consciência crítica que diz respeito aos campos da formação e da criação reverberando na Estética de uma Dança Contemporânea Brasileira.

Por Ana Vitória Freire

Palavras-chave

Dança e Corporeidade. Práticas Somáticas e Autoconhecimento. Dança e Inclusão. Arte e Educação.


Bailarina e coreógrafa baiana, Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (2015) na linha de performances do corpo. Coordenadora da Pós-Graduação em Preparação Corporal para as Artes Cênicas da FAV e professora da Faculdade Angel Vianna (2001). Coreógrafa premiada; APCA-1997, Mambembe-1998 e Rio Dança-1999. Há 26 anos Ana Vitória vem desenvolvendo e aprofundando sua pesquisa artístico/pedagógica de criação a partir da memória e autobiografia, apoiada nos Estudos da Performance. Seu sistema investigativo – (Re) Aprendizagens Afetivas − posiciona-se no entrelaçamento entre vida e arte e ação poético-performativa. Este é o tema da sua tese que será lançada em livro no ano de 2019.

 

Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e mestra da dança, compreende a organicidade, a singularidade expressiva e a necessidade de um corpo mais sensível, chega até os dias atuais com as interdisciplinaridades das diversas práticas somáticas. Angel Vianna, foi a entrevistada da secção Persona da Repertorio n. 31, confira:

https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/view/1685